Pular para o conteúdo principal

ALIMENTOS DIET E LIGHT: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES? PARA QUE ELES SERVEM?

PRODUTOS LIGHT E DIET






                                                                                                   

O QUE É UM PRODUTO DIET E LIGHT?

Os produtos diet possuem restrição de algum ingrediente, como açúcar, gordura e sal, por isso, também são conhecidos como produtos “isentos de”, “zero”, “livre de” e “não contém”.
Já os alimentos light são aqueles que apresentam uma redução de, pelo menos, 25% de calorias, ou determinado nutriente, como sal, açúcar ou gorduras, quando comparado ao alimento ou produto convencional.
QUAL A DIFERENÇA DE PRODUTOS LIGHT E DIET?
A diferença entre diet e light é a finalidade para qual determinado produto é elaborado. Os produtos light apresentam quantidade reduzida em até 25% de certos nutrientes, quando comparado ao alimento convencional, podendo ter redução no teor de calórico, por isso, são mais indicados para perda de peso.
Nos alimentos light, a quantidade de um nutriente não é eliminada, apenas reduzida, não sendo destinado a atender necessidades dietoterápicas, como nos produtos diet.
PARA QUE SÃO INDICADOS?                                                 

O alimento diet é indicado para quem tem algum problema de saúde, e pode até conter mais calorias do que o alimento convencional. Por exemplo, o chocolate diet não contém açúcar, no entanto é mais calórico do que o tradicional, pois tem um teor maior de gorduras. Já o produto light é indicado para quem está preocupado em reduzir calorias.
O diabético deve restringir o consumo de açúcar, então pode optar pelos produtos diet isentos de açúcar. Quem sofre de hipertensão arterial pode escolher produtos diet isentos de sódio, ou light com redução de sódio, dependendo da recomendação médica em relação à restrição de sal. Para pessoas com problemas de vesícula são recomendados produtos sem gordura. Para os portadores de problemas renais há produtos com restrição de proteína. Quem faz uma dieta e quer ingerir menos calorias deve optar por produtos light: o diet não é indicado porque não há redução de calorias no alimento.

ALIMENTOS DIET E LIGHT SÃO SAUDÁVEIS?

Diet e light nem sempre são sinônimos de produtos saudáveis, pois quando um ingrediente é retirado, pode haver mudanças na textura, cor e sabor, sendo necessário aumentar a quantidade de outro ingrediente para compensar, como gorduras e sódio, que quando consumidos em grande quantidade podem causar doenças crônicas, como hipertensão e doença cardiovascular. Por isso, fique atento à lista de ingredientes, tabela nutricional e a presença desses ingredientes.





                                                        

FONTE:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESQUISTOSSOMOSE: CICLO DE VIDA, SINTOMAS, PREVENÇÃO, TRATAMENTO

ESQUISTOSSOMOSE O QUE É: A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo  Schistosoma mansoni.  Inicialmente a doença é assintomática, mas pode evoluir e causar graves problemas de saúde crônicos, podendo haver internação ou levar à morte. No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. Os vermes, uma vez dentro do organismo da pessoa, vivem nas veias do mesentério e do fígado. A maioria dos ovos do parasita se prende nos tecidos do corpo humano e a reação do organismo a eles pode causar grandes danos à saúde. O período de incubação, ou seja, tempo que os primeiros sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é de duas a seis semanas.  SINAIS E SINTOMAS:   Na maioria dos casos, a esquistossomose é...

FEMINICÍDIO: O QUE É, TIPOS, FEMINICÍDIO NO BRASIL, LEI E PENA

 FEMINICÍDIO: O QUE É: Feminicídio é o homicídio cometido contra pessoas do gênero feminino que é motivado por discriminação de gênero ou violência doméstica. Alguns estudiosos do tema alegam que o termo "feminicídio" é derivado da expressão "generocídio", que significa o assassinato massivo de um determinado tipo de gênero. No geral, o feminicídio pode ser considerado uma forma extrema de misoginia, ou seja, ódio e repulso às mulheres ou contra tudo ligado ao feminino.  O Feminicídio pode ser classificado em três situações:   Feminicídio íntimo: quando há uma relação de afeto ou de parentesco entre a vítima e o agressor; Feminicídio não íntimo: quando não há uma relação de afeto ou de parentesco entre a vítima e o agressor, mas o crime é caracterizado por haver violência ou abuso sexual; Feminicídio por conexão: quando uma mulher, na tentativa de intervir, é morta por um homem que desejava assassinar outra mulher; TI...